Melhores linguagens de programação para Android

Você quer saber quais são as melhores linguagens de programação para Android? Se sim, continue lendo este artigo.

Há muitas linguagens de programação disponíveis para o desenvolvimento de um aplicativo Android.

Há algumas linguagens de programação para Android que são mais indicadas para desenvolvimento de jogos, outras, é possível desenvolver qualquer tipo de app. Se você é um programador iniciante, não se preocupe: nós vamos te ajudar a entender um pouco mais.

Neste artigo, lhe daremos uma visão geral das melhores (e mais populares) linguagens de programação para Android. Depois de decidir que tipo de aplicativo você planeja construir, esta lista pode ser uma referência útil para ajudá-lo a escolher a ferramenta certa para o trabalho.

Lista de linguagens de programação para Android

Em poucas palavras, os aplicativos para smartphones são parte integrante de nossa vida diária.

E como você sabe, eles podem ser usados para criar conexões, interagir em redes sociais, obter informações ou simplesmente se divertir com jogos.

Embora seja divertido criar um aplicativo para smartphone, não é tão fácil quanto parece. Você precisa conhecer algum tipo de linguagem de programação para criação de aplicativos.

Este artigo trata das principais linguagens de programação necessárias para o desenvolvimento de aplicativos Android.

Java

Java foi a linguagem oficial para o desenvolvimento de aplicativos Android, mas agora foi substituído pelo Kotlin. Portanto, Java é uma das linguagens de programação para Android mais utilizadas no desenvolvimento.

Muitos dos aplicativos da Play Store são construídos com Java, e é também a linguagem de programação mais suportada pelo Google. Além de tudo isso, Java tem uma grande comunidade online para suporte em caso de qualquer problema.

Dito isto, Java é uma linguagem complexa para um iniciante aprender e utilizar. Inclui muitos tópicos avançados, como construtores, tratamento de exceções, ponteiros e muito mais.

Kotlin

Agora o Kotlin é a língua oficial para o desenvolvimento do aplicativo Android. Ele foi declarado oficialmente pelo Google desde 2019.

Kotlin é uma linguagem de programação multiplataforma, e pode ser usada como uma alternativa ao Java para o desenvolvimento de aplicações Android.

A principal diferença é que o Kotlin é uma linguagem de programação mais concisa. Ela elimina algumas características mais complexas do Java, tais como exceções de ponteiro nulo.

Kotlin é muito mais simples para os iniciantes tentarem em comparação com Java e também pode ser usado como um ponto de entrada para o aprendizado do desenvolvimento de aplicativos Android.

C#

C#, criada pela Microsoft, é uma linguagem muito semelhante ao Java e, portanto, ideal para o desenvolvimento de aplicativos Android.

Como Java, o C# também implementa a coleta de lixo para que haja menos chance de exceções de memória. Tem uma sintaxe mais limpa e simples do que Java, tornando a codificação com ele comparativamente mais fácil.

.NET é a tecnologia da Microsoft para a criação de aplicações para a web. Anteriormente, a maior desvantagem do C# era que só funcionava em sistemas Windows, pois usava o framework.net.

O problema foi resolvido por Xamarin, que se trata de uma implementação transversal da infra-estrutura comum (.net framework), capaz de ser usada em ambientes não-microsoft.

Portanto, é possível que aplicações sejam desenvolvidas no Windows e sejam acessíveis no Android, iOS, Windows e Mac.

C++

O C++ pode ser usado para criar aplicações Android, e também pode ser usado para criar aplicações usando o Android NDK.

O NDK é usado para implementar partes da aplicação em código nativo C++. Isto ajuda a usar bibliotecas de código nativo C++ para a aplicação, conforme necessário.

Embora o C++ seja útil para o desenvolvimento de aplicações Android em alguns casos, é muito mais difícil de configurar e é muito menos flexível do que Java.

Isto também pode causar mais bugs devido ao aumento da complexidade. Portanto, é melhor usar Java em comparação com C++, porque não oferece ganho suficiente para compensar o esforço necessário.

Python

Python é utilizado para o desenvolvimento de aplicações móveis, mesmo que o Android não suporte o desenvolvimento de Python nativo.

Isto pode ser feito usando ferramentas que convertem aplicações Python em pacotes Android que podem ser executados em dispositivos Android.

Um exemplo disso é o Kivy, que é uma biblioteca Python de código aberto usada para desenvolver aplicativos móveis.

HTML, CSS, JavaScript

Um aplicativo Android também pode ser criado usando HTML, CSS e JavaScript, usando o framework Apache Cordova, que é alimentado pelo framework Adobe PhoneGap.

O framework PhoneGap basicamente permite o uso de habilidades de desenvolvimento web para criar aplicativos híbridos que são mostrados através de “WebView”, mas são empacotados como um aplicativo.

Embora a estrutura do PhoneGap seja suficiente para tarefas básicas no domínio do desenvolvimento de aplicativos Android, ela quase não requer qualquer programação, exceto JavaScript.

E como ele precisa de muito trabalho para até mesmo criar um aplicativo decente, é melhor usar os outros idiomas nesta lista se você quiser ser chamado de um desenvolvedor Android verdadeiro

Conclusão

Há muitas aplicações como chat, tocadores de música, jogos, calculadoras – uma infinidade de oportunidades. E sem dúvida, você pode desenvolver a partir das linguagens acima.

A linguagem de programação que você escolher, irá te ajudar a alcançar seus objetivos. Independente da linguagem, é preciso dedicação e esforço para dominar essas tecnologias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.