Iluminação nas fotos: como ela pode afetar suas fotos?

A iluminação nas fotos é um dos principais elementos para os registros fotográficos. Enfim, essa característica é fundamental para todos os objetos que estarão na sessão. Porém, a mesma técnica não é a mesma em todos os sentidos. 

Além disso, o próprio nome “fotografia” sugere “escrever com a luz”, sendo esse um dos principais elementos para garantir bons resultados em uma sessão fotográfica. Sendo assim, é fundamental ter cuidado com isso. 

A iluminação nas fotos é algo que faz total diferença. Portanto, se você quer que os resultados sejam como de um retrato profissional, é essencial conhecer mais sobre esse elemento. 

Como a iluminação nas fotos pode afetar os resultados?

Antes de mais nada, a luz é um dos principais elementos para uma fotografia. Afinal, assim como os nossos olhos, sem a presença da iluminação as câmeras não funcionam corretamente. 

Mas não é somente a quantidade de luz que importa em uma sessão de fotos. Porém, esse é um dos principais elementos para que uma foto fique boa ou não, e os fotógrafos devem tomar cuidado com isso. 

Todas as fontes de luz são consideradas ideais para uma boa fotografia, mas existem as essenciais. E, para começar a classificar, existem três tipos de luz: artificial, natural e ambiental. 

Quais são os tipos de luz que existem?

Primeiramente, todas as fontes que emitem luz são consideradas ideais para uma boa fotografia. Mas como citado anteriormente, existem as principais para que os resultados sejam os melhores. 

Tenha em mente que existem três tipos de fonte de luz: artificial, natural e ambiental. E, quando o fotógrafo compreende quais são essas diferenças, os resultados das sessões são os melhores. 

De maneira geral, as fontes de luz natural são aquelas que estão no ambiente ou fazem parte dele. O Sol, por exemplo, é uma das principais fontes de iluminação natural que existem e pode ser aproveitada de várias maneiras.

iluminação nas fotos
iluminação nas fotos

Existem mais fontes de luz natural, mas elas são difíceis de serem visualizadas, principalmente nas grandes cidades. Durante as noites, existe a iluminação dos postes e das casas. 

As luzes artificiais estão em todos os locais, como: lâmpadas, postes, holofotes, lanternas, entre outros. Ou seja, em praticamente todas as regiões, será possível encontrar uma iluminação nas fotos artificial. 

Por fim, o tipo ambiental é mais uma das opções de iluminação nas fotos. De maneira geral, ela une as duas primeiras modalidades de luz. Inclusive, é aquela que dificilmente conseguimos controlar. 

Mesmo que um poste de luz seja considerado uma fonte de luz artificial, ele também se enquadra nessa modalidade. Afinal, os fotógrafos não podem simplesmente apagá-la quando sentirem que ela está atrapalhando a sessão. 

Como a posição da luz influencia no posicionamento da câmera?

Primeiramente, a posição da câmera influencia diretamente nos detalhes da imagem, auxiliando a obter o melhor resultado ao final da sessão. Mas para que isso aconteça, é essencial ter cuidado com a iluminação nas fotos. 

Um outro ponto essencial é ter controle sobre a direção da luz. Ou seja, os fotógrafos devem ter a capacidade de alterar o posicionamento da fonte da luz, enriquecendo o resultado final. 

Sendo assim, é possível afirmar que a iluminação nas fotos afeta tanto o posicionamento da câmera, quanto o resultado final da sessão. Porém, antes de aplicar em sua fotografia, é fundamental conhecer mais sobre essa técnica. 

Como funcionam os difusores?

Embora seja fácil afirmar que, ao colocar uma luz longe do modelo, ele se torna suave, o resultado não será exatamente esse. Afinal, quanto mais um modelo se afasta da iluminação, mas ela afetará no resultado final da fotografia. 

É nesse momento que entram os difusores e refletores. Afinal, existem duas maneiras de suavizar uma imagem, são elas: filtrando ou rebatendo. É possível utilizar um difusor que vai agir como uma nuvem no Sol. 

Se você quer filtrar a luz, alguns materiais servem perfeitamente para esse papel, como um difusor profissional ou folha de papel vegetal. Porém, se o seu objetivo é rebater, existem mais opções de materiais para utilizar durante sua sessão de fotos. 

Como criar esses efeitos de iluminação nas fotos?

De maneira geral, a diferença que existe entre luz dura ou suave, está diretamente ligada ao tamanho da fonte de luz em relação ao elemento fotográfico. Então, quanto maior a fonte de luz, mais suave se torna o resultado. 

Por outro lado, quanto menor for a fonte de luz, mais dura será a iluminação nas fotos. Porém, vale ressaltar que o tamanho da fonte de luz é relativo, já que depende do ponto de referência que está sendo adotado. 

Caso tenha interesse em utilizar a luz dura, os fotógrafos devem posicionar os objetos próximos à fonte de luz, criando um efeito de sombra. Porém, para atingir a luz suave, é essencial ter em mãos alguns objetos, como difusores. 

Deixe um comentário